barras-newdeals

barras-espacos

barras-english

Notícias

SARGADELOS • 1806-2010

Publicado em 17 fevereiro 2011

MAIS DE DOIS SÉCULOS DE HISTÓRIA, CONCENTRADOS NO VALOR DE CADA PEÇA!

A First Gallery, Galeria de Arte, apresenta ao mercado português duas colecções de peças de cerâmica originais do seu parceiro Sargadelos e aproveita a oportunidade para informar um pouco da sua história.

A Cerâmica de Sargadelos surge após a inauguração duma fábrica de louça, na paróquia do mesmo nome, no concelho de Cervo (Lugo), em 1806, por iniciativa de uma figura cimeira da industrialização espanhola, no início do século XIX - o asturiano António Raimundo Ibánez (nascido em 1749) que, desde muito jovem, lutara conseguira prosperar na vida e desenvolvera empreendimentos inovadores, desde os Roteiros comerciais entre Ribadeo, Cadiz e o Báltico, até à constituição da "Real Companía Maritima", com apenas 39 anos.

 

Raimundo Ibánez desenvolveria, aí, o seu gosto refinado pelas artes plásticas, aproveitando a oportunidade de ter cessado a importação de louças inglesas de Bristol, além de beneficiar da infra-estrutura siderúrgica de que já então dispunha e, sobretudo, da excepcional qualidade dos jazigos de caulino que hoje ainda existem, nas proximidades de Sargadelos.

José Ibánez, filho do fundador, daria continuidade à empresa após a morte do pai, apoiado pelos tios maternos e pela esposa, Anita Varela. Ampliou a fábrica original dotando-a com três fornos de produção, outros dois, menores, para ensaios e vários ateliers que chegariam a produzir, anualmente 20.000 peças de louça anuais, cerca de 1832.

Em 1835, os Ibanez associam-se a António Tapia e criam a sociedade Ibánez y Tapia, que viria a laborar sob a direcção do francês M. Richard, aportando-lhe estilos e tecnologia italianos de Turim.

Em 1845, a administração de Sargadelos é sublocada, pela família Ibánez, à firma Luis de la Riva y Cia., de Santiago de Compostela, chegando a contar 1.000 famílias de trabalhadores (artistas, artesãos e operários) em meados do séc. XIX. que produziam mais de 100 fornadas de peças, em quatro fornos diferentes, 30 estufas, moinhos, nove grandes ateliers, oito prensas, podendo considerar-se a época dourada da Sargadelos inicial, sob a direcção de um inglês Edwin Forester, que introduziu diversas inovações de concepção e fabrico.

Em 1873, os herdeiros Ibanez decidem retomar a gestão da Sargadelos, associando-se, aos corunheses Atocha e Morodo, mas os prejuízos ocasionados por querelas familiares dos Ibanez conduziriam às portas da ruína e à falência, cerca de dois anos mais tarde.

Desde daquela data até aos princípios dos anos 70 (1972) a marca sargadelos e sua unidades fabris passaram por diversas associações com outros intervenientes que muito contribuíram para a sua e manutenção e evolução produtiva e criativa.

Em 1972, o património definido pelo perímetro das antigas Fábricas viria a ser declarado Conjunto Histórico-Artístico.

Sargadelos convertera-se, e era, finalmente, reconhecido, como um verdadeiro mito da memória cultural colectiva, concentrado nesse espaço.

As obras da Fábrica de Cervo (Lugo) foram iniciadas em 1968, até ser constituída a sociedade Cerâmica de Sargadelos, que de imediato começaria a produzir as primeiras peças. Tratava-se nesta nova etapa, de restaurar o espírito empresarial da Antiga Sargadelos: a sua concepção ética de empresa, condigna e afastada de qualquer tentação especulativa. Sargadelos fora concebida como uma associação de recursos próprios com o objectivo de acrescentar-lhes valor e poder vir a satisfazer necessidades autênticas. A empresa de maior alento e prestigio do passado industrial galego, preservaria, assim, uma virtude fundamental que se impunha recuperar.

A sua riquíssima anterioridade histórica, assimilada por múltiplas experiências técnicas e estéticas, acumuladas pelas gerações que sucederam a António Raimundo Ibánez, viria a ser, assim, recuperada, até ao estado actual da sua reabilitação consolidada, noventa e sete anos após a perda da sua identidade.



Pesquisa avançada

Leilões

Leilões

Subscrever a Newsletter

Estatísticas de Visitas

0851530
Hoje
Desde 2010
636
851530

O seu IP: 54.234.255.29