barras-newdeals

barras-espacos

barras-english

Edições

 

A  FIRST GALLERY orgulha-se de ter patrocinado e participado na edição de duas obras marcantes no panorama da divulgação da Arte em Portugal.

 

ERNESTO NEVES - PERCURSOS - 45 ANOS DE PINTURA - 1960 a 2005

 

ed ernesto

 

No texto de introdução ao livro, editado em 2008,  pode-se ler:

«Quando era bastante jovem, fins dos anos cinquenta era  crucial a seguinte pergunta: Pintor porquê?? Isso não é profissão, podias ser serralheiro, carpinteiro, advogado ou até médico. Os pintores são todos loucos. Vivem num mundo à parte. Era-me difícil responder a perguntas tão pertinentes. Para fazer a vontade aos meus pais fui percorrendo outros caminhos profissionais. Nunca deixei de pintar. Fui paquete, dactilógrafo, técnico de audiovisuais, monitor de formação, ilustrador, gráfico, fotógrafo de publicidade, art director e muitas mais coisas.

Hoje penso que teria mais facilidade em responder a tal pergunta. A mesma continua a ser frequente. Os pintores vivem num mundo muito próprio, vivem noutro universo por eles criado Cada qual tem o seu próprio mundo. Eu não sou nenhuma exceção. Criei o meu próprio espaço. A pintura tem dentro de nós um espaço muito próprio. O meu problema e a razão de pintar tem a ver com o espaço. Não com o espaço físico, mas sim, o espaço mental. Já andei no alto mar onde o horizonte parece não ter fim, já atravessei o deserto de Mojave, a caminho de Las Vegas, continuei com falta de espaço. Respirar é difícil. É preciso pintar para ter vários espaços.

Com 45 anos como profissional e 65 anos de idade é quase toda uma vida a pintar: umas vezes com significado, outras não. Ao longo destes anos, já pintei um pouco de tudo, desde casas, cidades, rostos, montes, homens no deserto, cavalos, searas, cenas bíblicas e muitas mulheres, muita água e muitos barcos, percorri a nossa História, embarquei nas caravelas dos nossos descobridores, andei por esse mundo fora.

Utilizei várias técnicas, adotei vários estilos, fui muitos pintores, assimilei quase todos os «ISMOS» que existem no dicionário de pintura.

Aprendi a tecnologia dos materiais, a mistura das cores, o equilíbrio das imagens, enfim um certo sentido estético. Mas será que tudo isto fez de mim um artista ou apenas um mero executante?»

 

PINTURA CONTEMPORANEA PORTUGUESA - 100 PINTORES 

 

ed pintura

 

Na introdução explicita-se a natureza da iniciativa assim:

«A consistência da intenção dos seus promotores radica-se num dos factos enuncia­dos - a raridade ou inexistência de informação biobibliográfica e iconográfica dis­ponível e, atual, nesta matéria - e propõe-se constituir uma experiência consolidável, no sentido da criação de uma equipa de trabalho com capacidade para gerar uma catalogação mais abrangente, consistente e concisa, em possíveis edições futuras, sobre Arte e Artistas Plásticos, em Portugal.

O modelo editorial (técnico e gráfico) agora adotado, pela entidade editorial, privilegia a imagem, respeitando a exclusividade de direitos dos seus proprietários e limita-se à mais sintética informação possível, conquanto longe, ainda, de mais ambiciosas intenções.

Independentemente do nível e grau de representatividade (inevitavelmente hetero­géneos) dos Autores indexados, este livro-álbum procura preencher uma grave lacu­na, na informação generalista do atual mercado cultural português - no caso vertente, da PINTURA - abstendo-se de qualificá-los e classificá-los ou, sequer, de tentar introduzir quaisquer critérios de avaliação, ou cotação comercial...

Como princípio de exigência básica - pretendendo não evidenciar uns, depreciando outros e, menos ainda, segregar um só que fosse, de qualquer modo, ou por quais­quer motivos - ocorre, necessariamente, que esta edição se encontre constrangida pela capacidade de um numerus clausus (dada a sua dimensão previsional) restrito a 100 Autores. Porém, não foi seguida qualquer metodologia padronizada, nem foi adotado um critério seletivo específico, para a emissão de convites-proposta, tal se baseando, unicamente, no relacionamento pessoal-individual dos promotores e sua equipa de colaboradores, tanto quanto em dados de busca públicos, através de muito parcos recursos disponíveis.»



Pesquisa avançada

Leilões

Leilões

Subscrever a Newsletter

Estatísticas de Visitas

0817973
Hoje
Desde 2010
15
817973

O seu IP: 23.20.35.9