barras-newdeals

barras-espacos

barras-english

Helena Justino

helena justino-ass

Nasceu no Porto, em 1944.

Curso Geral de Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e licenciatura em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Fez a primeira exposição individual no Museu de Luanda, em 1963, e expõe regularmente desde 1985. Conciliando a liberdade criativa de Júlio Resende com o rigor do traço de Lagoa Henriques, seus mestres na E. S. de Belas Artes do Porto, Helena Justino mantém a essência neo-figurativista da sua arte, em que o lirismo está sempre presente. Assim como as ligações afectivas a África, que estão patentes no estilo de composição e sobretudo nas cores vivas e fortes que fazem a peculiaridade da obra, sem deixar de se basear essencialmente na cultura portuguesa, sua base fundamental.

Em Maio de 2005 expôs individualmente na Galeria Riedel, em Frankenthal, Alemanha. Uma exposição sua, em Novembro de 2006, na Galeria Artela, em Lisboa, despertou a atenção da crítica.

«[...] a par de uma frequente pontuação africana indicadora de apelos por aquelas terras efectivamente mágicas ou encantatórias [...] sentidos fundamentais do seu trabalho - o factor integrante da projecção poética, o qual arrasta a vibração lírica do próprio discurso, e o factor de reordenação dos sentidos coordenando as expectativas abertas».

Rodrigues Vaz

 



Pesquisa avançada

Leilões

Leilões

Subscrever a Newsletter

Estatísticas de Visitas

0851482
Hoje
Desde 2010
588
851482

O seu IP: 54.234.255.29