barras-newdeals

barras-espacos

barras-english

Firmo Silva

firmo-assNasceu em Lisboa, em 1958. Pintor autodidacta seduzido pela representação surrealista desenvolve a prática do desenho e da pintura no início da década de oitenta.

Frequentou o atelier do mestre Luís Vieira-Baptista entre 1998 e 2001, tendo adoptado o visionismo como forma de expressão plástica precursora para a técnica necessária ao desenvolvimento do seu actual trabalho.

Os alicerces da sua pintura são construídos com elementos simbólicos, objectos do quotidiano e jogos de figuração antropomórfica, que geram pelo tema e escala um discurso afirmativo e coerente. Desde 1985 participa regularmente em exposições colectivas e individuais. É detentor de diversos prémios e menções honrosas.

«Na pintura de Firmo Silva encontramos a realização de jogos que se tornam numa forma de aumentar o reportório imagético e onírico dos seus observadores. Os seus quadros têm um surpreendente efeito verbal e visual, tendo como principais ferramentas de trabalho o automatismo e, simultaneamente, o registo de sonhos. Apesar de aparentarem mera diversão, tornam-se em jogos muito sérios, criando momentos que activam o inconsciente, tornando-se em imagens sem propriedade. Uma imagem de todos e ao mesmo tempo de ninguém. Uma imagem livre [...]».

Manuel de Sousa

 



Pesquisa avançada

Leilões

Leilões

Subscrever a Newsletter

Estatísticas de Visitas

0851496
Hoje
Desde 2010
602
851496

O seu IP: 54.234.255.29