barras-newdeals

barras-espacos

barras-english

Sérgio Amaral

Sergio Amaral-ass

Nasceu em Santa Luzia, Mangualde, em 1959.

Dedicou-se ao desenho e à pintura, entre 1978 a 1982, tendo realizado algumas exposições. A partir de 1982, desenvolve pesquisas experimentais e ensaia novos materiais (ferro e barro) assim iniciando o seu percurso na escultura, na modelagem e na cerâmica, com especial interesse pelo barro negro. Explora desde então, todas as possibilidades técnicas associadas ao Rakú, ao Negro Primitivo, e às Reduções, entre outras.

Em 1988, frequenta uma oficina experimental de gravura, da Fundação Calouste Gulbenkian, orientada por Rui Marçal.

Na década de 90, deslocou-se à Áustria, a convite do ICEP. Em 1992, participa - com Manuel Keller Soria - no Curso de Reflexos Cerâmicos.

Encontra-se representado em inúmeras colecções privadas (de todo o mundo) e acervos oficiais públicos: Museu de Arte Popular, Lisboa; Museu de Olaria, Barcelos; Museu Municipal, Viana do Castelo; Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, Museu de Arte Popular, Pombal e Museu de Cavernães.

Referenciado na Imprensa e citado em vária bibliografia especializada portuguesa. «A força criadora deste artista transparece na pintura, no artesanato e na escultura. Destaca-se a origem da sua actividade o trabalho em barro negro ("Matarrachos" e "Cristos") [...]».

 



Pesquisa avançada

Leilões

Leilões

Subscrever a Newsletter

Estatísticas de Visitas

0851513
Hoje
Desde 2010
619
851513

O seu IP: 54.234.255.29