barras-newdeals

barras-espacos

barras-english

Óscar Alves

oscarAlves-ass

Nasceu no Porto. Estudou Desenho, Pintura e Escultura com Maria Luísa Carneiro e Oldemiro Carneiro ao mesmo tempo que ingressou na Escola Superior de Belas Artes. Foi colaborador assíduo de uma das mais importantes revistas intelectuais da época, "Bandarra", dirigida por António Navarro.

Recém-chegado de Paris, o pintor Eduardo Luís foi o seu futuro grande amigo e marcou para sempre uma grande influência na sua obra. Depois do Porto, e em busca de novas experiências, Óscar Alves partiu para Lisboa. Quase de imediato expôs na Sociedade Nacional de Belas Artes, sob o aplauso de Almada e Jorge Barradas e o total aplauso da crítica. Uma fase da obra em que ainda se mistura a escultura, a cerâmica e a pintura. Para a RTP escreveu o bailado "O Prisioneiro".

De 1980 a 85 o artista viveu em Madrid, onde, durante dois anos, realizou exposições de escultura, apresentando pela primeira vez uma nova técnica e novos materiais. Em 1990 um quadro seu "Duas Luas" foi vendido na Christie's de Londres e, em 1995 a Christie's de Nova Iorque leiloou o seu quadro "Ite Missa Est". 

O crítico Fernando Pernes refere-se-lhe assim: «[...] alquimia atemporal que é perene justificação de todas as pesquisas plásticas metamórferes [...]». 

É muito extensa a carreira de Óscar Alves. 

 



Pesquisa avançada

Leilões

Leilões

Subscrever a Newsletter

Estatísticas de Visitas

0851493
Hoje
Desde 2010
599
851493

O seu IP: 54.234.255.29